Série histórica do índice de corrupção do Brasil

Ando completamente sem tempo para escrever o que venho planejando. Seriam textos sobre a lógica da pesquisa eleitoral feita por institutos privados, e outro com a continuação da explicação sobre "graus de liberdade" na análise estatística.

Bem, mas depois que vi um vídeo com pessoas cheias de ódio e defendendo uma nova intervenção militar no Brasil por causa do "enorme aumento da corrupção", resolvi me dar ao trabalho de saber se existia algum subsídio minimamente objetivo e sistematizado para essa constatação.

Desconfiado que ainda não existisse na Internet a série histórica do indicador de corrupção calculado pela Transparência Internacional para o Brasil, pesquisei os dados desde o primeiro ano que a organização começou a divulgá-los e fiz o gráfico abaixo:





São os escores do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) para o Brasil, de 1995 até ano passado (a última edição disponível). O índice vai de 0 a 10. Em termos simples, quanto menor a nota, mais corrupção. Quem quiser conferir, a fonte é:
http://www.transparency.org/research/cpi/overview



Sinta-se à vontade para indicar correção se eu tiver copiado errado algum valor. Acho que não. Sendo assim, deixo a critério de cada um a interpretação. Luz pra todos!



Ps -  para receber as atualizações do Despertador no Facebook:http://www.facebook.com/ODespertador  

Comentários

  1. Vejam como a mídia distorce a realidade. Vivemos agora o período em que o nivel da corrupção é o menor desde 1995.

    ResponderExcluir
  2. Tô tão passada com o vídeo (sabia das manifestações, mas ver é trazer para perto do coração....argh) que nem sei o que dizer do gráfico!!! kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário