Vereadores...



José Antônio Reguffe se elegeu deputado federal em 2010. Mesmo contando com grande popularidade, o que poderia permitir abusos, ele fez isto:




Não influenciou muitas pessoas. Mas entre elas houve um colega de Câmara, Carlos Sampaio, que abriu mão de mais de 10 mil reais (60%) de aumento de salário:




Essas histórias raras da política não deixam de ser ótimos exemplos contra a imoralidade que nos níveis mais baixo, entre vereadores, costuma imperar. Não é diferente no Recife.

Composição da mesa no dia de abertura do ano legislativo.


Estive presente na abertura do ano legislativo para reclamar moralidade. Um deles disse, logo depois da sessão solene de abertura dos trabalhos em 1 de fevereiro de 2012, olhando nos meus olhos e diante de algumas poucas dezenas de cidadãos, que não podia fazer nada para revogar o aumento de 62% que ele e seus pares concederam a si mesmos, porque seria "uma questão que vem automaticamente do Congresso Nacional e que só poderia ser resolvida lá". Essas foram as palavras de um vereador¹ do lado de fora da Câmara quando interrogado pelos manifestantes, isto é, titulares do poder constitucional.

Enquanto outro vereador, licenciado para assumir uma pasta da Prefeitura de João da Costa, deixava a sessão solene fazendo piadas com o protesto popular e desistia de sair pela porta da frente da Câmara. A seu lado estava uma mulher que dizia ter receio de ser vista em trajes elegantes pelos manifestantes e “entrar pra história do Google”. Seja lá o que isso signifique, eram apenas essas suas preocupações. E ria.

Durante a sessão, todos se comportaram como se não estivesse acontecendo nenhuma mobilização popular do outro lado da porta. Exceto Priscila Krause que mencionou a urgência de reverem os critérios para os vereadores reajustarem os próprios salários. Uma menção que não teve efeito numa casa infestada de pessoas amarradas a diversos favores ocultos e desejos de riqueza.

Minha sugestão é que, idealmente, os vereadores passem a ter seus vencimentos próximos ao valor do "salário mínimo constitucional", calculado pelo Dieese. Secundariamente, sugiro que possam reajustar seus salários apenas para repor a inflação acumulada no período, usando um índice de preços calculado sobre uma amostra local (dados desse tipo podem ser encontrados no IBGE, FGV, ou mesmo na Fundaj/PE), e respeitando o princípio da anterioridade e o teto já estabelecido.

Cidadãos, precisam abrir os olhos. Mobilizem-se, porque é o que se deve fazer quando há desrespeito ao princípio constitucional da moralidade. Vereadores, precisam abrir mão.



Nota (¹): por causa de frequentes perseguições a blogueiros, omiti os nomes do vereadores. Mas posso informar aos interessados que entrarem em contato.


ps: vereador na Suécia nem sequer recebe salário:
- Petição on-line pela anulação do aumento de 62% da remuneração dos vereadores de Recife:
- um exemplo de mobilização no vídeo sobre Pedro Rios Leão, a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=EORnfrgwyFQ


Comentários