Apatia

"Eu sei que não terei sucesso.
Tentar forçar os resultados somente
aumentaria a confusão. Não será
melhor desistir e parar de me esforçar?
Mas, se eu não me esforçar,
quem o fará?" (Chuang-Tzu)


Ninguém precisa de mais evidências para provar que o cidadão médio simplesmente não se sente bem em tomar as rédeas de processos políticos. Processos nos quais são necessários esforços de mobilização coletiva, planejamento e ação voluntária e coordenada em busca da conquista ou garantia de direitos. Por não se sentir bem, o cidadão os delega. Mais que isso, ignora-os na justa busca de sua felicidade no curto prazo.

Não se sabe ainda o quanto essa ignorância tem de raízes naturais (parte da Biologia Evolucionista entende que o ser humano seria uma máquina de sobrevivência individual) ou apenas culturais. Só sabemos que todas as pesquisas relevantes apontam na mesma direção: a apatia política é regra. Algumas delas, como a levada a efeito por Edward Epstein, sugerem que essa paralisia é consequência de arranjos institucionais que dificultam mudanças nas políticas econômica e fiscal. Ou seja, uma reforma política e emendas constitucionais aumentariam a participação política das pessoas.

Eu, particularmente, não encontrei evidências que sustentem essa tese. Basta olhar as taxas de abstenção nos países onde o voto não é obrigatório. Na Europa, um continente marcado pelo nacionalismo e processos históricos de projeção mundial que, acredita-se, deveriam colaborar para a promoção da participação, as eleições para o Parlamento Europeu recebem pouquíssimos interessados. Em média, mais da metade dos eleitores não comparecem às urnas. Foi o que aconteceu em 2009. No meio de uma crise, vale salientar. E, a título de rápida comparação, em 2004, a República Eslovaca registrou quase 85% de abstenções, logo após ter sido aceita no bloco econômico, ou seja, em clima de festa.

Epstein foi cuidadoso e propôs uma teoria da participação localizada, restrita ao Chile. Portanto, nada disso chega a refutar completamente seu trabalho. Fica claro, contudo, que ele tem uma crença um pouco romântica acerca do cidadão na polis. O que se pode dizer, ante os dados, é que as pessoas simplesmente não têm interesse, e a participação política é um fenômeno que só se manifesta de forma minimamente duradoura numa parcela ínfima de uma dada população.

Alguns podem tentar reduzir a discussão aos custos da participação. O que seria um equívoco, porque os agentes dos movimentos políticos populares variam tanto com relação à renda que outras variáveis parecem ser mais úteis para explicar os arroubos participativos. Tais como: escolaridade e frequência de certo tema alarmante nos meios de comunicação de massa. As recentes manifestações contra a corrupção respondem bem a um modelo desse tipo. De toda forma, o número de pessoas que se envolvem na ação política espontânea e regular ainda é menor que os poucos que optam por votar. Sem contar que são ações que se desenvolvem em várias frentes, de forma desconcentrada e muitas vezes conflitante.

É por isso que processos que reclamam mudanças político-econômicas para melhoria da qualidade de vida das pessoas comuns se dão (e historicamente se deram) num ritmo bastante lento. Vê-se um embate desequilibrado. De um lado, uma minoria instruída e dedicada, mas com dificuldades de acesso a recursos, desunida e sem tempo (a classe média. Vale lembrar que classe média é mais que um amontoado espremido dentro de dois limites de renda. Classe média é nível instrução, estilo de vida e posicionamento no mercado). De outro, grupos também pequenos, mas que concentram quase todos os recursos produzidos pela população. Inclusive os recursos humanos... O que pode explicar parte da baixa participação política. Leva-nos a entendê-la como "apatia forçada". Alguém que está na situação de ser um “recurso humano contratado” sente um óbvio receio de ir de encontro aos interesses do contratante.

É, meu  amigo, minha amiga, metade de tudo que se produz de bens e serviços neste planetinha faz parte do patrimônio privado de apenas 2% da população que mora nele. A tão endeusada “competição” (“que leva ao aprimoramento de todos” blá blá blá...) é um dever de 98% da população mundial que corre atrás da metade que sobra do que está disponível para a sobrevivência. Percebe como os assalariados são tolos quando brigam entre si por "empregabilidade"? Percebe também que a condição de assalariado deveria ser uma característica suficiente para fazer alguns grupos se unirem?

Antes que me perguntem, não vejo saída fácil. No Brasil, a recente conquista de 10% do PIB para educação ventila bons ares de redistribuição. Tem de ser comemorada. Mas não podemos parar aí. Não basta colocar dinheiro. É preciso reforçar ao máximo a impessoalidade nos gastos dos governos, o que implica concursos públicos idôneos. A impessoalidade e a meritocracia, unidas à máxima transparência possível, resultam no bom uso do dinheiro público, gerando uma educação de qualidade. Da mesma forma, não se pode esperar mais pela diminuição da carga tributária sobre as camadas pobres. Os cidadãos de baixa renda são os que mais arcam, proporcionalmente ao que auferem, com os tributos no Brasil, segundo o IPEA. Absurdo. Outrossim, devemos exigir o congelamento dos super-salários na administração pública. Talvez os 10% dos contracheques com maiores salários-brutos nos três poderes.

Poderia listar mais dezenas de outras propostas, desde financiamento público de campanhas eleitorais, passando pelo controle das verbas de publicidade dos governos, até planejamento familiar. Assim, mesmo com a dívida abocanhando cerca de 50% do que país arrecada, teríamos mais recursos para que cada cidadão ficasse 12 anos consecutivos, pelo menos, numa escola de qualidade; e outras maravilhas como imaginar todos deixando seus carros em casa e usando um transporte coletivo abundante e confortável nos horários de pico. Mas quem vai se mexer por isso? As pesquisas dizem: quase ninguém.

A foto abaixo, portanto, nem chega a ser um balde de água fria:





Sem mais. Pra quê?





ps: para receber as atualizações do Despertador no Facebook: http://www.facebook.com/ODespertador

Comentários

  1. Ainda ínfimos, somos movimento, e continuaremos. Texto muito bom Roma!

    ResponderExcluir
  2. Como depois da faculdade eu virei sedentário, a persistência virou meu esporte. Continuaremos nos movimentando sim!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, muito bom o texto e, infelizmente, uma dura realidade que temos, embora não devíamos, engolir. Não porque tenhamos desistido, mas porque fazemos parte de uma minoria que não é alienada pela "GLOBOlização".

    ResponderExcluir
  4. Lindo e verdadeiro. Nós os brasileiros achamos que a política é dos poderosos e não queremos meter a mão em cumbuca, como na história do macaco que meteu a mão na cumbuca para pegar uns doces e não conseguia tirá-la, pois não abria mão de soltar os doces deixando-a presa na cumbuca. Muitos ficam na indecisão e não buscam informações suficientes para decidir. A reportagem logo abaixo mostra a realidade da cultura política do brasileiro, preferem muito mais saber da vida alheia do que inteirar-se como anda a política.
    Isso é, Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As redes sociais deram um grande impulso na participação política. Delas tiro esperança de um mundo com menos incentivos para a corrupção e abusos de autoridade.

      Excluir

Postar um comentário