Fim de relacionamento

 


Mais um adeus, uma separação
Outra vez solidão
Outra vez sofrimento
Mais um adeus que não pode esperar
O amor é uma agonia
Vem de noite, vai de dia
É uma alegria, e de repente
Uma vontade de chorar

Vinicius de Moraes



A situação mais difícil de estar num relacionamento é quando chega o dia que ele não faz mais sentido pra algum dos envolvidos. Existe alguma forma de terminar sem causar dor nem sofrer? Não. Mas calma, a vida não é feita de sim ou não. Existem diversas formas de expressar para alguém que você não acredita mais na continuidade do relacionamento com dignidade.


Para uma pessoa madura, logo realista, o princípio básico é o da redução de danos. Você precisa ser empático, dar atenção, e não ter pressa para ser livre. O que isso quer dizer na prática? Quer dizer viver um luto e estar à disposição do ex-companheiro(a) para esclarecimentos e aliviar angústias. Havendo já outro pretendente na fila de espera, é simples, ele vai ter que esperar. Sim, isso vai atrapalhar sua vida, isso não é agradável pra quem já não tem mais interesse. Por isso que não chamamos de “diversão” afetiva, mas de “responsabilidade” afetiva. Se relacionar com as pessoas, em qualquer nível, exige de nós algum nível de responsabilidade.


Esse período de pós-relacionamento pode variar, mas é esperado pela OMS um luto intenso de no mínimo 15 dias. Passando de três meses, tem-se forte chance da ruptura ter sido gatilho pra depressão. Nesse período, é preciso entender o ex como um alguém que precisa ser cuidado. A responsabilidade requer que passemos esse tempo contendo nossos desejos, como a liberdade de colocar nas redes que estamos seguindo normalmente a vida.


É preciso desenvolver a maturidade de ficar em silêncio. Só aceitar revivals se tiver de fato alguma esperança de recomeçar. Sempre deixando claras as razões para o término. Um complicador é que os mais jovens muitas vezes não conseguem traduzir razões muito claras para suas decisões, mas isso é assunto para outro artigo.


Se intensidade da situação de sofrimento não diminuir após um mês, é importante falar, discretamente, com amigos e parentes do ex para que o apoiem diariamente, inclusive levando-o para terapia psicológica.


Depois de um rompimento é possível que o sofrimento se estenda bem mais que o normal pra pessoa q foi deixada pra trás. Em média, quando são deixados pra trás, os homens necessitam de maior tempo pra se recuperar. As mulheres são mais resilientes. Pesquisa publicada no Journal of Health and Social Behavior revelou q as consequências emocionais do término afetam mais os homens. E quanto mais jovem é o indivíduo, tende a ser maior o dano emocional. De toda maneira, todos sofrem.


Há várias explicações para tanta dor nos términos, entre elas as tentações existentes nas redes sociais, expectativas financeiras, o ciúme, o tédio etc. Mas o que importa aqui é trazer essas referências e orientações pra ajudar a todos a não sofrerem mais que o necessário.


Se você já está há vários meses sem ânimo pra fazer até coisas q você gosta, sentindo sensações de mal-estar no corpo, sem conseguir fazer atividades com qualidade por causa de sintomas de ansiedade ligados à separação, a única coisa que lhe resta no curto prazo é se colocar em situações que amenizem sua dor.


Umas das formas mais eficazes é pedir a mais de um amigo para combinar com você conversas diárias. Esse amigo, contudo, não deve ter um perfil agressivo, e é recomendável que ele esteja num momento mais sereno da vida. Jamais buscar alívio em qualquer tipo de droga, sobretudo bebidas alcoólicas. Um terapeuta seria muito bem-vindo também.


No médio prazo, inicie rotinas que lhe deixem com mais chances de conhecer pessoas novas. Temos que ser realistas e admitir que se dermos sorte e um novo sentimento de paixão surgir, os sintomas do trauma podem ser abreviados.


Pro longo prazo, o ideal seria começar a mudar sua forma de encarar os relacionamentos de apego afetivo-sexual. Como uma reeducação sentimental na qual a felicidade diária não é uma meta válida, porque felicidade nunca pode ser uma condição de tamanha frequência. Ela é sempre transitória e até um pouco rara. Mais constante é dedicação, boa intenção, esforço. Só assim se pode suportar dias de dissenso e mal-estar com dignidade. E o sexo? É difícil aceitar mas o sexo não pode ser o fator mais forte. Porque ele vai perder naturalmente a força com o passar do tempo. 


Todo desejo traz embutida sua extinção. Você não pensa em desejar seu polegar porque você o tem. Só o desejaria se estivesse ameaçado de perdê-lo ou não o tivesse. Amar é querer ser gentil, ajudar e sentir admiração espontaneamente. É não conseguir evitar de se alegrar ao perceber a alegria de quem você ama. Isso não resolve o problema do apego, mas ajuda a manter alguma dignidade depois do fim.



.  Romero Maia - Instagram: @SimpliciDados

romeromaia@gmail.com









Comentários